Qual a diferença entre Fonte AT x ATX ?
Fonte AT Padrao antigo de fonte. Usava 2 conectores de 6 pinos cada. Aqui, todos os "pinos" tinham o mesmo formato e isso fazia com que acidentalmente vc ligasse a fonte com os pinos invertidos, queimando a placa-mãe ou a fonte.
Fonte ATX Padrão mais recente. Usa conector de 20 ou 24 pinos. Tem novas funções, entre elas o mais importante: Soft On/Off - usado para ligar/desligar a fonte por software. É graças a esse recurso que o Windows ou o Linux consegue desligar o computador sem que o usuario tenha que apertar o botão do gabinete. Cada pino tem um "formato", fazendo com que vc so possa encaixar em uma posicao.
Como demonstrado na foto, as fontes mais recentes vem com a coneção Serial ATA, que é a ligação utilizada pelos HDs e Drivers de DVD atuais, são os famosos SATA!
Fonte Nominal Potencia MÁXIMA que uma fonte fornece, não sendo constante. Tambem chamada de Potência de pico. Potência nominal é aquela que o fabricante expressa na plaquinha de identificação, e que pode variar uma certa porcentagem geralmente para menos cerca de 50 a 80% menos.
Fonte Real Potência real, é aquela medida indicada no produto, com sua carga máxima, e que não pode variar mais que 2% de sua potência. Exemplo Rotulo: 305W, Potencia fornecida minima: 320W.
Fonte com potencia real é mais cara pois além de elas terem mais potência, geralmente elas possuem componentes de melhor qualidade que suportam uma demanda maior de consumo. Por exemplo quando colocamos uma placa de video que gere um processamento grafico maior, consequentemente ela puxa mais energia, e se você tiver uma fonte com potencia nominal ela não ira conseguir suprir o consumo do seu computador.Isso pode fazer com que o seu computador não ligue, ou tenha desligamentos aleatorios.
As marcas consideradas melhores no mercado são: Akasa, Cooler Master, Corsair, Extream, OCZ, ThermalTake, Seventeam
Nenhum comentário:
Postar um comentário