Periodicamente, o instituto de pesquisas Nielsen publica seus estudos realizados sobre o comportamento dos consumidores virtuais. Leia-se “consumidor” neste caso como o indivíduo que está adquirindo/utilizando um produto ou serviço, seja ele tangível ou não.
Eis as últimas estatísticas mundiais sobre a atividade realizada pelos usuários na Web
- Visualização de Conteúdos: 42%
- Redes Sociais: 22%
- Outras Atividades
- (incluindo e-mails, comércio eletrônico e buscas): 36%
Além disso, uma nova pesquisa (mais detalhada) com o público norteamericano nos revela um aspecto peculiar entre as atividades que os usuários realizam na Web:
- Envio ou Leitura de e-mails: 45%
- Utilização de Mecanismos de Busca: 40%
Visualização de Notícias: 30% - Internet Banking: 18%
- Visualização de Vídeos: 15%
- Redes Sociais: 15%
- Leitura de Blogs: 10%
- Compras On-line: 5%
- Jogos Virtuais On-line: 5%
UTILIZAÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES ACIMA CITADAS: 55%
Como se vê, o hábito dos usuários não se restringe mais a somente realizar atividades isoladas. Cada vez mais eles buscam por uma maior quantidade de informação, desta forma descobrindo “novos horizontes” na Web e desbravando eles de forma mais frequente (e inteligente).
É interessante notar também a relação entre o aumento do número de horas gastas por mês pelos usuários ao aumento do número de funcionalidades virtuais utilizadas. Mostra que, cada vez mais, o público on-line ultrapassa o obstáculo da relutância ou desconhecimento destas ferramentas, aderindo a elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário