O teste foi de excelente qualidade e mais uma vez o Olhar Digital nos traz um belo conteúdo, porém esse vídeo levantou um assunto muito discutido ultimamente:
Qual devo comprar um roteador padrão G ou padrão N?
Simples: Não há porque gastar 160 reais em um roteador N se o seu problema se resolve muito bem com um roteador padrão G de 80 reais!
A evolução do padrão N para o padrão G está em dois pontos:
- Velocidade de transmissão de dados (54Mbps no G contra até 300Mbps no N)
- Alcance de sinal
Agora, se você quer colocar um roteador wireless em sua casa somente para mobilidade com relação ao acesso à internet (usar a internet sem ter que ligar o cabo no notebook ou poder mudar o pc de lugar sem se preocupar com cabos), um roteador G resolve seu problema facilmente e com 100% de eficiência pois o alcance dele é satisfatório e a velocidade de transmissão de 54Mbps é muito acima da velocidade de transmissão de dados na internet que temos acesso no Brasil, que hoje se você possuir um acesso com velocidade de 8Mbps já está excelente para uso caseiro e até empresarial.
Esclarecendo, do seu notebook até o roteador você terá até no MÁXIMO 54Mbps de velocidade de troca de dados (com o roteador G), porém passando do roteador para a internet, essa velocidade entra num "funil" e cairá para 1Mbps, 4Mbps, 8Mbps, ... (de acordo com a velocidade de internet contratada com seu provedor), sendo assim, é "besteira" gastar a mais com um roteador N se for somente para transmitir o sinal da internet visto que o G já tem uma velocidade bem acima da que você precisa para usufruir 100% do seu sinal de internet.
Onde um roteador N fará diferença!?
- Quando se tem uma rede de computadores centralizada no roteador e se deseja transmitir dados entre os dispositivos. Nesse caso, a transmissão dos dados será muito mais rápida com dispositivos no padrão N do que no padrão G, pois aí a velocidade só depende do roteador e dos dispositivos.
Lembrando ainda de que para se usufruir da vantagem de um rede wireless padrão N é necessário se ter o roteador e os dispositivos todos no padrão N. De nada adianta comprar um roteador N se a placa de rede do seu computador é do padrão G!!!!
Fonte: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário